“(…) para aumento da piedade, foi instituído este ano a célebre Confraria de Nossa Senhora do Rosário, com pomposa solenidade e concerto musical, tendo por início o santo sacrifício do altar. Procedeu-se a seguir a uma devota procissão rogativa, na qual todos traziam na cabeça suas coroas de rosas (que só aqui florescem) e de outras flores, carregando o padre debaixo do pálio de seda uma imagem da Virgem Mãe, também ela emoldurada de rosas vermelhas.”
Carta Anual da Província do Brasil, De 1583, Do Provincial José de Anchieta ao General P. Cláudio Acquaviva. Annual
O paisagismo cultural do Santuário Nacional de São José de Anchieta terá um conceito histórico. Além da preservação da rica vegetação local, foram plantadas espécies associadas aos jesuítas, como uma sapucaia, árvore citada na Carta de São Vicente, escrita por Padre José de Anchieta, em 1560, um dos mais completos documentos sobre a Mata Atlântica da época, descrevendo a diversidade e o exotismo da fauna e flora da Capitania de São Vicente. Destaque, também, para um canteiro de rosas vermelhas simbolizando a devoção Mariana de São José de Anchieta.
Por meio de intenso diálogo com os indígenas, os jesuítas foram responsáveis pelo desenvolvimento agrícola e medicinal no Brasil, assim como inauguraram a nossa botânica.
São José de Anchieta deu testemunho da exuberância da Mata Atlântica para o mundo. Hortas, boticas, jardins… Combinando saberes e sabores, essências e espécies, de origem europeia e indígena, os Jesuítas foram protagonistas da formação de costumes brasileiros relativos a culinária, cuidados medicamentosos, marcenaria, paisagismo, entre outros.
O entorno do Santuário possui uma linda ambientação paisagística e de convivência entre as pessoas e a natureza. Uma área alinhada a todos os outros espaços, tornando a visita uma jornada de redescobrimento e história.
Luiz Eduardo Osório – Vice-Presidente Executivo de Relações Institucionais e Comunicação da Vale e Presidente do Conselho do Instituto Cultural Vale
CENTRO DE INTERPRETAÇÕES
Entrada R$ 5,00;
Visita – Terça a domingo: das 08h às 17h
CENTRO DE DOCUMENTAÇÕES
SOMENTE COM AGENDAMENTO
IGREJA
Entrada gratuita;
Visita – Segunda a domingo: das 08h às 17h
Missa – Segunda a Sábado: 19h | Domingo: 08h30, 10h30 e 19h
CAFÉ RERIGTYBA
Terça a Sábado: 14h às 20h
Domingo: 08h30 às 11h30 / 14h às 20h
LOJA
Segunda a Domingo: 09h às 17h
AGENDAMENTO DE GRUPOS